Blog >> Regularize o seu imóvel!

Regularize o seu imóvel!

A compra e venda de um imóvel envolve diversos documentos e certidões, além do pagamento de impostos. Apesar de sempre contar com a boa fé dos envolvidos, é fundamental correr atrás da documentação para regularizar o imóvel e evitar multas e outras punições junto à prefeitura da cidade.

A irregularidade de um imóvel pode acontecer junto à prefeitura da sua cidade ou ao cartório de imóveis da região. Alguns fatores que levam a um imóvel irregular são a ausência de habite-se, da escritura ou do registro de imóvel, assim como a falta de pagamento de impostos, como ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

É importante lembrar que imóveis irregulares não podem ser vendidos por sistema de financiamento bancário, por exemplo. E não adianta ter apenas a escritura do bem, pois ela não garante propriedade. Há casos em que é feita a escritura pública do imóvel, no cartório de notas, mas não o registro no cartório de imóveis. Geralmente, isso acontece quando a pessoa não tem orçamento disponível para pagamento do ITBI, o que provoca irregularidade na situação do imóvel mesmo sendo escriturado.

A Alonso Imóveis tem Assessoria especializada para esse tipo de regularização. Qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe que teremos o maior prazer em etendê-lo(a)!